Thursday, December 29, 2005

Cidades

Apanhei um táxi por necessidade. Estava atrasado. Depois de comprar o jornal, enfiei-me logo no primeiro da fila. O táxi tresandava a suor. Disse-lhe: "era para a rua do Cruzeiro!" Resposta: "Era? Já não é?" Típico, pensei. Bem-disposto, lá foi alegrando a matinal converseta com lugares-comuns, banalidades e outros raios da sua sabedoria. Eu, sabendo que a viagem iria ser curta (e estando bem-disposto, coisa rara nos últimos 2 dias), alinhei no jogo. Fomos na palheta, até que o senhor se sai com esta: "sabe quantas verdades existem no mundo?" Tantas, pensei, que não faço ideia. "4", responde ele. "Existe a sua, a minha e a do outro". Fez uma pausa. Esperei que concluísse a sua exposição. Vendo que o homem não se desbroncava, lá perguntei... "Então e a 4 verdade?" "Calma", respondeu. "A quarta é A VERDADE!" Fiquei calado a pensar que até podiam ser duas verdades e meia, se a opinião de cada um contasse apenas metade. Entretanto, o fogarense passou a explicar. "Eu tenho a minha verdade, o senhor tem a sua, o outro tem a dele. Depois existe A VERDADE!" "É verdade!", respondi. Chegámos. Simpática maneira de começar o dia, não é verdade? Final do dia.

Chegou ao comboio, já careca, meia-idade. Colocou-se no meio da carruagem. Coloquei outro cd no disquemén. Ele ia fazê-lo pelo esportinguê. Despiu-se totalmente, excepção feita aos calções e às sapatilhas. Começou por fazer vinte flexões de braços, enquanto insultava o Benfica e o Porto. Vangloriava-se de ter já privado com o Sá Pinto e de ser conhecido em Sintra. Fez mais umas flexões de pernas enquanto se gabava do físico ostentado. Cumprimentava as pessoas e continuava a insultar os rivais clubísticos. Descobri depois que se exibia para um conhecido que vestia uma suéter leonina, autografada. Algumas pessoas riam. A maioria das pessoas ignorava a cena. O seu rosto era vermelho, do esforço e do orgulho. Entretanto, o comboio parte. Chegados a Santos, já vestido - sob o olhar atento de dois polícias - tentou cravar o jornal ao conhecido (que afinal não o era!) e despediu-se de todos dizendo "agora vou para a Kapital!" Estavam 10 graus lá fora. A carruagem ficou a tresandar a suor. Na verdade, não percebi...

Tuesday, December 27, 2005

Tubarão, the comeback!

Voltei da terrinha carregado de sabedoria. Apetece-me partilhá-la convosco. Pode ser?

Sabedoria sobre Carreirismo, surripiada aos Contos do Gin-Tonic, de Mário-Henrique Leiria.

" Após ter surripiado por três vezes a compota da despensa, seu pai admoestou-o.
Depois de ter roubado a caixa do senhor Esteves da mercearia da esquina, seu pai pô-lo na rua.
Voltou passados vinte e dois anos, com chofér fardado. Era Director Geral das Polícias. Seu pai teve um enfarte."

Sabedoria sobre Casamento, surripiada dos Contos do Gin-Tonic, de Mário-Henrique Leiria.

" Na riqueza e na pobreza, no melhor e no pior, até que a morte vos separe.
Perfeitamente.
Sempre cumpri o que assinei.
Portanto estrangulei-a e fui-me embora."

Sabedoria sobre Noivado, surripiada dos Contos do Gin-Tonic, de Mário-Henrique Leiria.

" Estendeu os braços carinhosamente e avançou, de mãos abertas e cheias de ternura.
- És tu, Ernesto, meu amor?
Não era. Era o Bernardo.
Isso não os impediu de terem muitos meninos e não serem felizes.
É o que faz a miopia."

Thursday, December 22, 2005

São quase férias!


Altura de ir para a terra...

Tuesday, December 20, 2005

Último Chá!

Pois que o prometido é devido. O último chá correu, pelo menos a partir da altura que cheguei (que foi tarde, work oblige!), bastante bem. O ambiente queria-se calmo mas não mortiço, animado mas não histérico, intimista mas não pessoalista. E parece-me ter sido conseguido. Ele houve gente que dançou, que bebeu, que conversou ou que simplesmente se deixou estar sossegado a olhar para a loucura mesmo fora da janela panorâmica da Barraca. Não houve nostalgias ou dramas e o saldo é, ainda assim, bastante positivo. Eu cheguei cheio de vontade de dançar e foi mesmo isso que fiz. Apesar do cansaço, ele foi um fartote de abanicos de pé e bom-humor.
Depois do encerramento solene do Chá, lá para as 3 e picos da manhã, seguimos para a festa da ATTAC no Ateneu, junto ao Coliseu de Lisboa. Nunca lá tinha estado. O espaço é fantástico! A coisa mais estranha foi mesmo conhecer quase toda a gente que se abandonava à dança. Pequeno e estranho mundo este, o da animação lisboeta! Eu ainda por lá queria ficar mas o resto do pessoal pressionou-me a ir embora. Eram apenas 5.30 da manhã e estava a gostar (mais do que isso, a precisar) de uma quebra na rotina.
Cheguei a casa tardíssimo. O pior de tudo era que, no dia seguinte, iria ter um almoço de Natal da empresa para a qual contribuo. E esse almoço era cedo e longe, mais propriamente no Clube de Ténis de Monsanto. A custo, obriguei-me a ir. Correu tudo bem, o robalo era bem bom, a malta fixe, o serviço péssimo. Para além de se esquecerem dos pedidos, de atirarem com os pratos, chegaram a tirar-me as batatas para dar a outra pessoa. Esta nunca me havia acontecido. Escusado será dizer que ainda hoje este episódio é assunto de conversa! É só gente louca. Mas o fim-de-semana foi divertido. E o vosso?

Anti-stress...

Amigas e amigo, antes de partilhar convosco a loucura deste fim-de-semana, e sabendo que todos passamos por momentos de grande tensão e stress diário, deixo-vos aqui com um pequeno alívio. Disfrutem bem dele mas não abusem!

http://bluestrattos.planetaclix.pt/bubblewrap.swf

Friday, December 16, 2005

E falando em amigos...

Eu sei que isto poderá soar algo estranho mas já considero alguns (algumas) dos visitantes mais habituais deste pasquim como amigos (sim, o post anterior não foi totalmente descabido!). Amigos daqueles mais distantes, que moram à janela de uma qualquer porta imaginária na mente (nada temam, apesar de tudo a minha mente é limpinha!). Mas ó Tubarão, perguntam-me vocês, porque é que estás aí com essas lérias todas? Vou directo ao assunto.
Há uns posts atrás, falei-vos dos fantabulásticos, mirabolantes e incríveis chás dançantes do Il Cru Fantastico, a decorrerem na Barraca, de entrada livre e tudo mais. Pois é. Eles vão acabar Sábado, ou seja, hoje. É o último. Não vão haver mais. Finito. Kaputt!
Apareçam, se quiserem ou puderem. Sei que é no dia dos Jazzanova, mas é muito mais barato e ulteriormente mais divertido! É das 23.32 até às tantas da manhã, mais precisamente às 3.

Vão divertir-se...

Até chá!

(para mais informações, chequem o www.ilcru.blogspot.com - e bem-hajam!)

Que tipo de amigo somos?

1 - Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para a tua festa...
2 - Um amigo verdadeiro chega mais cedo, ajuda a cozinhar e fica até mais tarde para ajudar a limpar...
3 - Um amigo do caralho faz isso tudo, e ainda bebe todas as garrafas na tua festa, vomita no tapete e dorme atrás do sofá até segunda-feira de manhã quando a empregada o encontra

1 - Um simples amigo odeia quando lhe ligas depois de ele já estar a dormir...
2 - Um amigo verdadeiro pergunta por que é que demoraste ligar...
3 - Um amigo do caralho pergunta se estás a virar bicha, pra estares a ligar àquela hora e manda-te ir dormir e curar as tuas mágoas com vodka

1 - Um simples amigo procura-te para conversar sobre os seus próprios problemas.
2 - Um amigo verdadeiro procura-te para te ajudar com os teus problemas...
3 - Um amigo do caralho procura-te, ajuda-te com os teus problemas, dá-te dois cachaços e ainda te leva prá noite e paga-te os copos

1 - Um simples amigo, quando vai a tua casa, age como uma visita...
2 - Um amigo verdadeiro abre o frigorífico e serve-se sozinho...
3 - Um amigo do caralho abre o frigorífico, serve-se sozinho e ainda refila porque não há o que ele queria

1 - Um simples amigo pensa que a amizade acabou depois de uma discussão...
2 - Um amigo verdadeiro sabe que não é amizade enquanto não houve nenhuma discussão...
3 - Um amigo do caralho chama-te nomes, fode-te a cabeça, enxota o teu cão,dá-te porrada, mas tá tudo bem

1 - Um simples amigo espera que estejas sempre lá para ele...
2 - Um amigo verdadeiro espera sempre estar lá pra ti!...
3 - Um amigo do caralho espera por ti durante duas horas até ficar revoltado. Vai à tua casa casa...chama-te nomes, volta a enxotar o teu cão e dá-te porrada outra vez. Mas tá tudo bem na mesma!

Thursday, December 15, 2005

Literatura Recomendada para este Natal

Como já devem ter percebido, este blog não é só palhaçada e vinho verde. Não! Ele é também composto por uma índole de elevado interesse sócio-cultural, com salpicos de inteligência e, a espaços, bom-senso. Sabe-se ler, por aqui, e até se chega ao extremo de recomendar literatura da mais alta qualidade!

Eis, então, algumas das obras-primas que vos recomendo para ler à lareira, com um bando de putos excitados com a época natalícia a correr à vossa volta!

Hélio Pólvora: A Guerra dos Foguetões Machos

Livro composto por histórias curtas, contadas com a habitual mestria de Hélio Pólvora. Contos cheios de vida, retratos da sua região que nos prendem com sofreguidão até ao fim.

" Marly ri, toda feliz e faceira, gingando os quadris na calçada cheia de gente, mais de meia-noite.

Da Rua Chile descem à Baixa do Sapateiro e vão andando de mãos dadas até o João do Carneiro, nos fundos do Cinema Jandaia, onde Marly mora. Sobem a ladeira, param à porta de um pequeno sobrado velho. Nenhum vestígio de carnaval ali, um que outro transeunte."

(custa 11.87 na Assírio & Alvim, no King)

P. Esse Lopes: ' Da-se

Livro de poesia da mais elevada qualidade. A ler e reler.

" Pela mãe se apaixonou

Pelo pai se amãexonou

O filho que prodigou"

ou ainda:

" Se doutra expinha

a voz do peixe

se apaixona,

o que é que o peixe acha?"

( preço sob consulta, same place)

de Rodrigues Baptista, O Caralho!

Um pequeno panfleto de cordel que esconde um pungente manifesto anti-bélico em forma de poesia. A reler e reler.

" Uma ave-maria cheia de gases

Nesses momentos

de tão eficazes

bombardeamentos"

De Gilmar Kruchinski Junior: As Aventuras Maravilhosas de Jacin Totudo Fu Deer

Ainda não tive tempo para o ler. Fica aqui um excerto.

" Eu te conheço, simpático desconhecido?
O cara 'tá loucão, vamos Jacin Totudo; responde-me um rapaz que pelos trajes é visivelmente um cigano, acompanhado de uma criatura.
Como te chamas, criatura?
Ezequiel, o anjo rebelde. Resolvi-me por descer ao Inferno, que é mais divertido.
Vamos!"

As duas últimas obras estão no sítio já referido, ao preço da chuva. São da Apenas Editora.

Boas leituras

Wednesday, December 14, 2005

Então e velhas piadas de loiras?

CORTINAS

Uma loira entra numa loja de cortinas e diz para o empregado:
- Por favor, eu queria umas cortinas para o monitor do meu computador!
empregado, espantado, diz:
- Mas, minha senhora, os monitores não necessitam de cortinas.
Diz a loira, com ar de espertalhona:
- Helloooooooooooooooo?!?!?!?!......... Eu tenho o Windows!!!!!!!
___________________________________________________
NO ZOO!!!

Ao chegar perto da jaula do Leão, ela viu uma placa:
CUIDADO COM O LEÃO!
Mais à frente, outra jaula, outra placa:
CUIDADO COM O TIGRE!
Mais à frente:
CUIDADO COM O URSO!
Depois chega a uma jaula que está vazia e lê:
CUIDADO: TINTA FRESCA!
Desesperada, a loira corre aos gritos:
PESSOAL!
O TINTA FRESCA FUGIU!
O TINTA FRESCA FUGIU!!!!
(o autor desta é, claramente, brasileiro...)
_______________________________________________
A TORCIDA
A loura estava a tentar tirar a tampa da Coca-cola e não conseguia.
- Que inferno!
O dono do bar explicou:
- Você tem que torcer.
E a loura, batendo palmas:
Vamos Tam-pi-nha! Vamos Tam-pi-nha!

Tuesday, December 13, 2005

Americanices...



O invento inútil deste Natal...

Monday, December 12, 2005

Promoção de Natal Tubarão

Este humilde blog resolveu, em promoção natalícia, revelar alguns exemplos da mais deliciosamente pura estupidez que grassa pelo mundo. Ainda não sei se este post será coisa que se coma, vamos ver... depois digam de vossa justiça...

Ranking:
Estupidez 1 - Um gang foi acusado de tráfico de droga, no Brasil. Os membros do gang tiraram fotografias suas ao lado de montanhas de cocaína com os seus telemóveis. Depois de detidos, as mesmas serviram de prova em tribunal!

Pontuação: 9 / 10

Ranking:
Estupidez 2 - Um cão ajudou, em Hanôver, na Alemanha, a polícia a capturar um homem de 22 anos, suspeito de vários furtos. Quando a polícia foi a casa do suspeito, este refugiou-se em casa do vizinho. Sem saber como o encontrar, a polícia "pediu" ao cão para encontrar o dono. E assim foi. O nosso melhor amigo... pois, pois...

Pontuação: 7 / 10

Ranking:
Estupidez 3 - Uma mulher belga vai, finalmente, realizar o teste de condução após ter chumbado 37 vezes no código. 37 vezes! Por nervosismo, diz ela...

Pontuação: 10 / 10

Ranking:
Estupidez 4 - Um agricultor de 52 anos fracturou o pénis de um modo bizarro. Estava a levar sacos para o celeiro quando parou para observar a sua mulher, de 25 anos, a estender a roupa. Tendo ficado algo entusiasmado com a cena, deixou o saco cair em cima do seu membro hasteado. Resultado, lesões em tendões vitais. Perspectivas de futuro... talvez não haja brincadeira por aqueles lados durante muuuuito tempo.
Pronto, esta não é tão estúpida assim. É muita má sorte. O que é estúpido é esta notícia correr mundo!

Pontuação: 5 / 10

Ranking:
Estupidez 5 - Uma inglesa de Stoke, doente de esclereose múltipla, não sabendo que estava grávida - nem o que seriam as dores das contracções -, entrou em trabalho de parto numa casa-de-banho. Resultado, um par de gémeos lindos, de nome Charlie e Macie.
Esta nem é muito estúpida. É sobretudo triste!

Pontuação: 7 / 10

Saturday, December 10, 2005

15 Frases cretinas...

01 - Embebedei-me para te esquecer, mas agora vejo-te a dobrar!fdx!!!
02 - Olhos que não vêem... sapatos cagados!
03 - Diz não à droga, há pouca e somos muitos caralho!
04 - Um dia estava na minha cama a observar as estrelas quando me perguntei: ONDE ESTÁ O TECTO ??
05 - Vou escrever algo profundo... "Subsolo."
06 - Se és um jovem entre os 16 e os 18...então tens 17!
07 - Graças a Deus sou ateu...
08 - Se a montanha vem a ti... Foge porque é um desmoronamento.
09 - Não existem opiniões estúpidas...mas sim estúpidos que opinam.
10 - Existem duas palavras que abrem muitas portas... puxe e empurre.
11 - Quem ri por último...é retardado.
12 - Não vejo a hora de me ir embora, diz o cego.
13 - Antes, estava indeciso... agora, não sei!
14 - Trabalhar nunca matou ninguém...mas para quê correr riscos?
15 - Já te disse 100 milhões de vezes que não sou exagerado!

Barrow-on-Furness

Sou vil, sou reles, como toda a gente
Não tenho ideais, mas não os tem ninguém.
Quem diz que os tem é como eu, mas mente.
Quem diz que busca é porque não os tem.
É com a imaginação que eu amo o bem.
Meu baixo ser porém não mo consente.
Passo, fantasma do meu ser presente,
Ébrio, por intervalos, de um Além.
Como todos não creio no que creio.
Talvez possa morrer por esse ideal.
Mas, enquanto não morro, falo como leio.
Justificar-me? Sou quem todos são...
Modificar-me? Para meu igual?...
— Acaba lá com isso, ó coração

Fernando Pessoa

Friday, December 09, 2005

Saltar

Saltar por aí, sem queixas, como se a gravidade se dignasse a deixar-me simplesmente pairar por aí.

Não me importava de aqui estar...

sentado, como se por dois instantes e meio o tempo todo parasse de correr à minha volta.

Histórias Inquietas

(...)
Caminhei toda a noite, todo o dia seguinte e ao fim da tarde fiz um braseiro enorme e sentei-me... à espera dele. Não se aproximou da luz. Ouvia-o entre os arbustos, aqui e ali, a segredar, a segredar. Até que finalmente percebi... aquelas palavras, já as tinha ouvido: - «És meu amigo, não falhes.»
Aguentei enquanto fui capaz. Depois fugi para longe, como nesta noite fugi e vim a nado para junto de vós. Corri, corri a chorar como uma criança deixada sozinha longe das casas. Ele corria ao meu lado sem que o seu passo se ouvisse, a segredar, a segredar, invisível. Procurei pessoas, queria homens à minha volta! Homens que não estivessem mortos! E mais uma vez íamos pelos caminhos os dois.

Joseph Conrad (1857 - 1924)

Obrigado, Joana.

Joana, Cassiopeia e restantes amigas (e amigos, que não fazemos separatismos sexistas por aqui!), fala-se aqui de chá. Queria convidar-vos para um Cházinho Dançante, no próximo Sábado, na Barraca. A partir das 23.30! Vão ver que vão curtir milhões! Este evento, que está prestes a acabar, teve uma duração de quase dois meses (com alguns fins-de-semana extra para além do combinado). Teve os seus momentos altos, os seus momentitos, os seus dias melhores e outros piores. Teve fãs que os acompanharam desde o início, outros fãs esporádicos. E culminará numa grande festa de Natal, se o camarada Changuito não embirrar.
A cargo da produção e organização destes momentos lúdicos esteve o colectivo Il Cru Fantastico, que já anda nisto há 4 anos, embora pouca gente saiba deles. O link informativo dos Chás e doutros eventos cruanos é www.ilcru.blogspot.com! Chequem-nos, de vez em quando. São constituídos pelos djs Ventilan, Kakdila (esporadicamente), Kid Catch' Up e Zé das Misturas. Tudo bons rapazes...
Apareçam, se vos aprouver.

Sunday, December 04, 2005

Brinquedos Inofensivos

http://quizilla.com/users/ghettokitty/quizzes/What%20kind%20of%20kiss%20are%20you%3F/

"You have a mysterious kiss. Your partner never knows what you're going to come up with next; this creates great excitement and arousal never knowing what to expect. And it's sure to end in a kiss as great as your mystery."

Foi o meu resultado no questionário do beijo! Eu fiquei satisfeito... quem mais terá ficado também... ?

Friday, December 02, 2005

Afirmação visual!


Isto é o que achamos da sabedoria!