Wednesday, August 17, 2005

Ai Bush!

Os vizinhos de Bush irão permitir que dezenas de manifestantes anti-guerra, acampados há 11 dias nos terrenos limitrofes do rancho onde o Presidente americano passa férias, aí se mantenham. Chegaram mesmo a aconselhar uma localização mais segura e favorável para a continuação dos protestos nesses mesmos terrenos.

Fred Mattlage, um veterano do Exército, afirmou simpatizar com os manifestantes acampados nas bermas da estrada que conduz ao rancho de Bush, e cuja presença irritou a maioria dos moradores.

"Acho que as pessoas deveriam ter o direito de protestar sem serem incomodadas, " afirmou Mattlage à Associated Press. "E estou contra esta guerra. Não me parece que esta seja uma guerra em que precisemos de estar."

Cindy Sheehan, de Vacaville (Califórnia) iniciou a sua vigília a 6 de Agosto, como forma de prestar homenagem ao seu filho Casey, morto no Iraque no ano passado.
Cindy jurou, então, permanecer nas proximidades do rancho de Bush até que este aceite reunir-se com ela e com outras famílias enlutadas.

A proposta de Mattlage, feita Segunda-Feira, foi aceite pelos manifestantes no dia seguinte. Segundo esta proposta, eles passariam a estar a uma milha do rancho de Bush. Os manifestantes mudariam então as suas tendas, os seus cartazes anti-guerra e as casas-de-banho portáteis para a nova localização na Quarta-Feira, esperando que o novo acampamento se encontre pronto a tempo para a vigília nocturna à luz de velas.

Esta vigília será uma entre as 1000 que se irão realizar em todo o território, organizada pelos grupos liberais MoveOn. Org Political Action, TrueMajority e Democracy for America.

Larry Mattlage, um primo de Fred Mattlage, proprietário de um terreno próximo, chegou a disparar duas vezes para o ar, no passado Domingo, sem provocar vítimas. Fred, no entanto, não partilha da antipatia do primo para com o grupo.

Há mais de uma semana que esta zona rural tem sido um pesadelo em termos de trânsito. O acampamento atraiu mais algumas centenas de protestantes, assim como contra-manifestantes em apoio a Bush.

Um manifestante foi preso na noite de Segunda-Feira, afirmando as autoridades que o suspeito terrá derrubado centenas de pequenas cruzes de madeira que indicavam o nome dos soldados americanos mortos no conflicto iraquiano.

Vários proprietários de terrenos pediram às autoridades locais que aumentassem a zona de restrição para 2 milhas à volta do perímetro do rancho de Bush. A proibição de estacionamento de carros estende-se agora a um quarto de milha.

Bush afirmou, entretou, simpatizar com Sheehan mas não demonstrou a sua disponibilidade para um encontro com a mesma. Sheehan e outras famílias realizaram um encontro com Bush dois meses após a morte do seu filho, antes de se ter tornado numa das vozes que se opõe a esta guerra.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home